SOBRE O CLUBE

SOBRE O CLUBE DE LEITURA MARUPIARA

O Clube de Leitura Marupiara é um rio de águas límpidas e correntes que nos convoca a mergulhar no mar dos sentimentos que invade nossa alma. Seu principal objetivo é trazer a sabedoria ancestral para nossa contemporaneidade ajudando leitores a ressignificar e atualizar conceitos para que o encontro entre as diferentes culturas, finalmente, aconteça.

Acreditamos no poder da leitura compartilhada como instrumento de construção de um novo paradigma que permita aprender a olhar o outro com os seus próprios olhos e, assim, despertar nas pessoas o sentimento de tolerância, necessidade urgente para que possamos enxergar o outro como ele é e não como gostaríamos que fosse. A leitura permite isso. O diálogo literário faz ver nas entrelinhas do texto escrito as sabedorias muitas vezes ocultas ou ignoradas.

Estamos convocando você a participar da aventura do conhecimento. Estamos propondo-lhe que saia do pensar quadrado e oportunize entrar na circularidade do pensamento e da vida. Isso exige coragem, desprendimento e empenho. Aprender é ficar doente dos olhos, dizia Rubem Alves. Olhos acostumados a verem sempre a mesma paisagem desacostumam de perceber outras cores, outros movimentos, outros saberes.

Nosso convite é para que você fique “doente dos olhos” e se obrigue a fechá-los para olhar para dentro de si. Este é o desafio que só poderá começar se você der o primeiro passo.

Marupiara é uma palavra de origem Tupi que significa Ternura/Sabedoria. Adotamos esta dualidade como nome de nosso clube porque acreditamos que a leitura das obras que iremos propor irá tocar seu coração e trará um novo olhar sobre o mundo e sobre sua própria existência. Vem conosco. Vai ser uma viagem e tanto!

Xipat Oboré! Tudo de bom!

Daniel Munduruku