[NOVEMBRO] Guerreiras, de Aline Rochedo Pachamama

Código: marupiara2020-11
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Saudações, amigues leitores!

 

Nesta última edição de 2020 do Clube de Leitura Marupiara, queremos propor a você uma reflexão sobre a vida e a presença das mulheres indígenas em contexto urbano. Quantas dores, conquistas e desafios permeiam o universo feminino ao se deslocarem de seus territórios tradicionais para a vida na cidade? Como são as experiências das que nasceram na cidade e fizeram seu caminho de volta para reencontrar sua ancestralidade e mantê-la vibrante em seus espíritos?

Durante o mês de novembro, o Clube de Leitura Marupiara traz para a nossa roda a leitura do livro “Guerreiras: mulheres indígenas na cidade, mulheres indígenas da aldeia”, de Aline Rochedo Pachamama! Fruto de um intenso trabalho de pesquisa e escuta de Aline Rochedo Pachamama (Churiah Puri), a obra Guerreiras conta a realidade de mulheres indígenas que se encontram em contexto urbano e na aldeia, bem como suas conquistas, desafios e alegrias.

 A obra reúne as narrativas de 11 mulheres, de diferentes povos, idades e perspectivas, contadas através do olhar atento e sensível da autora Aline Rochedo Pachamama. Apresenta também dados demográficos dos povos citados, informações linguísticas, a atuação das mulheres em cada povo e informações adicionais.

 

A roda de conversa está prevista para o dia 12 de dezembro de 2020 (sábado), das 10h às 12h, com a participação de Aline Rochedo Pachamama.

Caso você já possua o livro e tenha interesse em participar apenas da roda de conversa, clique aqui!

 

Vagas limitadas!

 

ᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊ

 

Informações importantes:

  • A adesão ao Clube de Leitura confere ao leitor o direito de receber o livro do mês no endereço informado, a participação na roda de conversas online ao vivo e o acesso posterior à gravação, por um período de 30 dias.
  • Os livros serão enviados por Correios a partir do dia 03 de novembro, para o endereço informado no cadastro.
  • Os participantes receberão o link de acesso por e-mail, no dia da roda de conversa.
  • Caso haja atraso na entrega do livro pelos Correios, o participante poderá participar da roda de conversa online e realizar a leitura posteriormente, bem como terá acesso à gravação da roda.
  • O custo de envio já está incluído no valor da adesão.
  • Envios apenas para o Brasil.

 

 

ᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨉᨊᨊᨉᨊᨉᨊ

 

Sinopse:

 

Guerreiras = M’baima miliguapy: mulheres indígenas na cidade, mulheres indígenas da aldeia

Fruto de um intenso trabalho de pesquisa e escuta de Aline Rochedo Pachamama (Churiah Puri), a obra Guerreiras conta a realidade de mulheres indígenas que se encontram em contexto urbano e na aldeia, bem como suas conquistas, desafios e alegrias.

 

Após cada relato, o livro apresenta informações sobre a respectiva etnias, priorizando a oralidade e a memória, amparada por bibliografia específica. Inclui, além de dados estatísticos, peculiaridades de cada povo, dando ênfase nas subseções “lutas e conquistas” e “atuação da mulher na etnia”.

 

Na arte da escrita, organiza-se o pensamento, mas, a alma de cada mulher presente trouxe vida a esta obra. São mulheres que representam outras mulheres. Milhares de mulheres. Na ocasião, as mulheres viviam no Rio de Janeiro ou estavam de passagem pela cidade.

 

Contam suas histórias: Socorro Borges (Anambé); Monica Cristina (Aruaque); Namara Gurupy (Guajajara); Ara Rete Sandra Benites (Guarani); Indiara (Kayapó); Jane e Andrea (Kariri); Potira (Krikati); Lilian (Maraguá); Samehy (Potiguara); Jecy (Puri) e Julia Muniz (Xavante). São onze etnias e treze mulheres, de regiões e estados diferentes, formas culturais distintas, idiomas, histórias, mas tendo em comum a mesma luta e a mesma essência: GUERREIRAS.

Sobre a loja

O seu clube de literatura indígena!

Pague com
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

INSTITUTO UKA - CASA DOS SABERES ANCESTRAIS - CNPJ: 04.354.934/0001-82 © Todos os direitos reservados. 2020