[APENAS RODA DE CONVERSA] [FEVEREIRO] O lugar do saber ancestral, de Márcia Kambeba

Código: marupiara2021-02-roda
Quero! Estoque: Disponível
  • R$ 25,00 Boleto Bancário
  • R$ 25,00 American Express, Visa, Diners, Mastercard, Hipercard, Elo

[Página para aderir apenas à roda de conversa, sem o recebimento do livro]

A roda de conversa está prevista para o dia 13 de março de 2021, das 17h às 19h, com a participação da autora Márcia Wayna Kambeba e Daniel Munduruku, curador do Clube de Leitura Marupiara.

Em nosso primeiro encontro de 2021 do Clube de Leitura Marupiara, queremos propor a você uma viagem ao universo amazônico através das palavras e registros fotográficos de Márcia Kambeba. Em sua obra, Márcia dá forma às suas memórias, compartilha conosco seus desejos transmutados em poesia e resgata a chama ancestral do leitor ao revelar as nuances de sua identidade indígena. Uma leitura que nos convida a sonhar, a dançar, a bater com força o pé na terra e fazer tremer as profundezas do nosso espírito.

Durante o mês de fevereiro, o Clube de Leitura Marupiara traz para a nossa roda a leitura do livro “O lugar do saber ancestral”, de Márcia Wayna Kambeba, publicado pelo selo Uk’a Editorial!

As poesias da autora estão organizadas em 4 eixos: identidade indígena, saberes ancestrais, poemas manifesto, Mãe-natureza; além dos  textos de reflexão “O rio que corre em mim é um rio de memórias” e “Território, identidade, memória e cultura dos povos da terra”. A obra apresenta também um glossário com o significado das palavras em língua materna.

A roda de conversa está prevista para o dia 13 de março de 2021, das 17h às 19h, com a participação da autora Márcia Wayna Kambeba e Daniel Munduruku, curador do Clube de Leitura Marupiara..

Caso você ainda não tenha o livro e queira recebê-lo em casa, clique aqui!

• A adesão ao Clube de Leitura nesta página confere ao leitor a participação na roda de conversas online ao vivo e o acesso posterior à gravação, por um período de 30 dias, sem o recebimento do livro.
  • Caso queira participar do clube de leitura recebendo o livro, clique aqui!
  • Esta adesão pode ser feita por residentes no Brasil e no exterior.

Marcia Wayna Kambeba é daquelas lideranças que fazem tremer o chão. Com olhar firme, posicionamentos claros e uma postura determinada na música e na escrita leva adiante a luta dos povos indígenas do Brasil.

Os Kambebas (também conhecidos como Omáguas) habitam, geralmente, a região da Amazônia brasileira e peruana. Em meados do século XVIII, sofrendo fortes repressão das frentes contra indígenas que avançavam pela Amazônia, deixaram de identificar-se como indígenas Kambebas em razão de um processo de branqueamento sociocultural ou de aglutinação e miscigenação a outras etnias majoritárias. A partir da década de 1980, com a organização do movimento indígena, retomaram seu processo de autoidentificação, organizando suas demandas por terras e reconhecimento étnico.

É nesse contexto e nas habilidades de Márcia que se inscreve O lugar do saber ancestral, obra composta por uma poesia fluida, dinâmica e prazerosa para todos. Aqui, leitoras e leitores são convidados a uma viagem ao universo amazônico, diretamente ao coração daquele lugar que representa o foco de toda educação, toda a vida, toda a aprendizagem dos indígenas: a comunidade.

Quero! Estoque: Disponível