[APENAS RODA DE CONVERSA][JUNHO] Nós: uma antologia de literatura indígena

Código: marupiara2021-06-roda

[Página para aderir apenas à roda de conversa, sem o recebimento do livro]

A roda de conversa está prevista para o dia 20 de junho de 2021 (domingo), das 17h às 19h, com a participação do organizador Mauricio Negro, do autor Ariabo Kezo e Daniel Munduruku, curador do Clube de Leitura Marupiara.

Você já se perguntou quantos Brasis você carrega? Quantos Brasis cabem em "Nós"?

Em junho o nosso Clube de Leitura Marupiara te convida a ler e refletir sobre o livro "Nós: uma antologia de literatura indígena", organizado e ilustrado por Mauricio Negro, com a autoria de escritores de 10 diferentes povos indígenas: Aline Ngrenhtabare Kayapó e Edson Kayapó, Tiago Hakiy, Yaguarê Yamã e Lia Minápoty, Rosi Waikhon, Ariabo Kezo, Cristino Wapichana, Jaime Diakara, Jera Poty Mirim, Edson Krenak e Estevão Carlos Taukane.

“A chamada ‘literatura indígena’ carrega esse desejo profundo de reatar e fortalecer os laços entre todos nós, de uma sabedoria antiga, cujos ecos ainda estão por aí pedindo reforço em palavras e imagens”.

A leitura de "Nós: uma antologia de literatura indígena" um convite para conhecer a diversidade dos povos indígenas do Brasil. Dos 305 povos que habitam o território nacional, a leitura permite experimentar as narrativas dos povos Mebengôkre Kayapó, Saterê-Mawé, Maraguá, Pirá-Tapuya Waíkhana, Balatiponé Umutina, Desana, Guarani Mbyá, Krenak e Kurâ Bakairi. São histórias de um tempo antes do tempo, que dão sentido, pertencimento e compreensão de mundo para cada cultura. Será que você carrega alguma delas? Será que alguma delas carrega você? Leia e permita-se estar a sós com todos "Nós".

A roda de conversa está prevista para o dia 20 de junho de 2021 (domingo), das 17h às 19h (horário de Brasília), com a participação do organizador Mauricio Negro, do autor Ariabo Kezo e Daniel Munduruku, curador do Clube de Leitura Marupiara.

Caso você ainda não possua o livro e tenha interesse em participar, clique aqui!

• A adesão ao Clube de Leitura neste link confere ao leitor o direito à participação na roda de conversa online ao vivo e o acesso posterior à gravação, por um período de 30 dias.
  • Caso deseje participar da roda de conversa e receber o livro, clique aqui.
  • É possível participar de qualquer lugar do mundo!

Caso você ainda não tenha o livro e queira recebê-lo em casa, clique aqui!

A menina Yacy-May era tão especial que fez com que o sol se apaixonasse por ela, deixando a lua enciumada. O peixe-boi surgiu a partir da união de Guaporé, filho do grande chefe dos peixes, com Panãby'piã, filha do governante dos Maraguá, e sinalizou a paz entre os humanos e os peixes. A velha misteriosa Pelenosamo tem um dia a casa invadida por uma garota curiosa, que resolve investigar o que ela fazia com os galhos secos que sempre levava recolhia e não dividia com ninguém. Essas são algumas prévias das histórias reunidas nesta antologia, contadas ou recontadas por escritores das nações indígenas Mebengôkre Kayapó, Saterê-Mawé, Maraguá, Pirá-Tapuya Waíkhana, Balatiponé Umutina, Desana, Guarani Mbyá, Krenak e Kurâ Bakairi.

Tratando dos mais diversos temas – dos mitos de origem às histórias de amor impossível –, as narrativas conduzem o leitor por situações e desenlaces muito próprios, sempre acompanhadas por um glossário e um texto informativo sobre o povo indígena de origem de cada autor. Esta é uma chance preciosa para todos aqueles que desejam entrar em contato com as raízes mais profundas de nossa cultura, ainda pouco valorizadas e respeitadas, por puro desconhecimento.

Caso você ainda não tenha o livro e queira recebê-lo em casa, clique aqui!