[APENAS RODA DE CONVERSA] As fabulosas fábulas de Iauaretê, de Kaká Werá

Código: marupiara2021-04-clube-N8CWY52N2

[Página para aderir apenas à roda de conversa, sem o recebimento do livro]

A roda de conversa está prevista para o dia 24 de abril de 2021, das 17h às 19h, com a participação do autor Kaká Werá e Daniel Munduruku, curador do Clube de Leitura Marupiara.

Você certamente já ouviu alguma história pra boi dormir, não é? Mas e história pra onça acordar?

Em abril o nosso Clube de Leitura Marupiara te convida a conhecer "As fabulosas fábulas de Iauaretê", de Kaká Werá.

Iauaretê (ou Iauareté, ou yawareté, ou jaguareté) é a onça que  virou guerreiro Kamaiurá, casou com Kamakuã, a bela, que gerou Iauaretê-mirim, que perseguiu o pássaro Acauã para conseguir a pena mágica e voar até Jacy-Tatá, a mulher-estrela, senhora do segredo dos poderes dos pajés.

Algumas narrações são divertidas, mas também falam sobre o medo, a coragem, a dúvida, o amor, a morte, a paz, a oportunidade, os erros e acertos que enfrentamos na vida. Kaká e Sawara, sua filha, compartilham conosco não apenas as narrativas mas também as imagens construídas pelo imaginário da menina, na ocasião com seus 11 anos de idade.

Venha conosco passear pelas histórias tradicionais e refletir sobre o poder das narrativas para a nossa formação pessoal.

Caso você já ainda não tenha o livro e queira recebê-lo em casa, clique aqui!

• A adesão ao Clube de Leitura confere ao leitor o direito de receber o livro do mês no endereço informado, um brinde literário, a participação na roda de conversas online ao vivo e o acesso posterior à gravação, por um período de 30 dias.
  • Os livros serão enviados por Correios a partir do dia 05 de abril, para o endereço informado no cadastro. Após a postagem, será enviado o código de rastreamento para o acompanhamento do envio.

Neste esperado livro de Kaká Werá, de origem Tapuia, pioneiro no registro dos mitos dos povos indígenas brasileiros, você vai se maravilhar com as aventuras e desventuras da onça-rei Iauaretê, que de dia vira gente e, à noite, foge dos caçadores para salvar sua vistosa pele pintada e de seus filhos, Juruá e Iauaretê-Mirim.

Resgatados das mais ancestrais histórias brasileiras, alguns episódios foram originalmente coletados pelo general Couto de Magalhães, famoso folclorista que, em 1873, a mando de Dom Pedro II, viajou de note a sul do país para pesquisar lendas, contos e fábulas dos nativos, e teve suas histórias revisitadas por contadores de todo o Brasil, até mesmo por Guimarães Rosa e Clarice Lispector.

Aqui Kaká traz o jeito indígena de contar, o jeito fantástico que ele ouviu e aprendeu no Parque Nacional do Xingu dos narradores Kamaiurá, Trumai e Xavante, ou dos Krahô, na beira do Tocantins.

Nenhum brasileiro pode deixar de ouvir a voz dessas histórias, que falam de medo, coragem, amor, dúvida, morte e paz, erros e acertos. Divertem e emocionam adultos e crianças porque trazem a alma do Brasil e falam direto ao nosso coração.