[APENAS RODA DE CONVERSA] Guerreiras, de Aline Rochedo Pachamama

Quero! Estoque: Disponível
  • R$ 25,00 Boleto Bancário
  • R$ 25,00 American Express, Visa, Diners, Mastercard, Hipercard, Elo

[Página para aderir apenas à roda de conversa, sem o recebimento do livro]

A roda de conversa está prevista para o dia 12 de dezembro de 2020, das 10h às 12h, com a participação de Aline Rochedo Pachamama.

Nesta última edição de 2020 do Clube de Leitura Marupiara, queremos propor a você uma reflexão sobre a vida e a presença das mulheres indígenas em contexto urbano. Quantas dores, conquistas e desafios permeiam o universo feminino ao se deslocarem de seus territórios tradicionais para a vida na cidade? Como são as experiências das que nasceram na cidade e fizeram seu caminho de volta para reencontrar sua ancestralidade e mantê-la vibrante em seus espíritos?

Durante o mês de novembro, o Clube de Leitura Marupiara traz para a nossa roda a leitura do livro “Guerreiras: mulheres indígenas na cidade, mulheres indígenas da aldeia”, de Aline Rochedo Pachamama! Fruto de um intenso trabalho de pesquisa e escuta de Aline Rochedo Pachamama (Churiah Puri), a obra Guerreiras conta a realidade de mulheres indígenas que se encontram em contexto urbano e na aldeia, bem como suas conquistas, desafios e alegrias.

A obra reúne as narrativas de 11 mulheres, de diferentes povos, idades e perspectivas, contadas através do olhar atento e sensível da autora Aline Rochedo Pachamama. Apresenta também dados demográficos dos povos citados, informações linguísticas, a atuação das mulheres em cada povo e informações adicionais.

Caso você ainda não tenha o livro e queira recebê-lo em casa, clique aqui!

• A adesão ao Clube de Leitura nesta página confere ao leitor a participação na roda de conversas online ao vivo e o acesso posterior à gravação, por um período de 30 dias, sem o recebimento do livro.
  • Caso queira participar do clube de leitura recebendo o livro, clique aqui!
  • Esta adesão pode ser feita por residentes no Brasil e no exterior.

Guerreiras = M’baima miliguapy: mulheres indígenas na cidade, mulheres indígenas da aldeia

Após cada relato, o livro apresenta informações sobre a respectiva etnias, priorizando a oralidade e a memória, amparada por bibliografia específica. Inclui, além de dados estatísticos, peculiaridades de cada povo, dando ênfase nas subseções “lutas e conquistas” e “atuação da mulher na etnia”.

Na arte da escrita, organiza-se o pensamento, mas, a alma de cada mulher presente trouxe vida a esta obra. São mulheres que representam outras mulheres. Milhares de mulheres. Na ocasião, as mulheres viviam no Rio de Janeiro ou estavam de passagem pela cidade.

Contam suas histórias: Socorro Borges (Anambé); Monica Cristina (Aruaque); Namara Gurupy (Guajajara); Ara Rete Sandra Benites (Guarani); Indiara (Kayapó); Jane e Andrea (Kariri); Potira (Krikati); Lilian (Maraguá); Samehy (Potiguara); Jecy (Puri) e Julia Muniz (Xavante). São onze etnias e treze mulheres, de regiões e estados diferentes, formas culturais distintas, idiomas, histórias, mas tendo em comum a mesma luta e a mesma essência: GUERREIRAS.

Quero! Estoque: Disponível